terça-feira, 29 de maio de 2007

Ele há coisas do demo

Como qualquer ("reles") mortal, também eu sucumbi ao bicharoco da Portugal Telecom (a assinatura mensal: um parasita que tem pernas e pêlos nojentos e que toda a gente quer tirar lá de casa, mas que o ICAP entendeu que era denegridora da imagem da Portugal Telecom, por ultrapassar o exagero aceitável em publicidade e proibiu de aparecer na televisão) e instalei telefone em minha casa.

Essencialmente porque queria poder receber e enviar faxes.

Mais receber... porque para enviar, bastava o computador... (claro que ainda existem alguns puristas que entendem que os faxes têm de ser assinados... e tal...).

NOTA:
De acordo com os mais modernos dicionários, já existe a palavra portuguesa "faxe" por isso não é erro...

Mas também porque a rede da TMN é péssima na minha área de residência (sempre são menos umas ondas que o meu cérebro suporta) e é frequente as pessoas terem de vir à janela - mesmo para fora da janela - para falar ao telemóvel.

Internet ADSL também estava nos meus horizontes.

Sucede que, ao fim de dois anos a tentar que a PT deixasse, primeiro a Oni e depois a Clix, instalar ADSL em minha casa... mesmo depois de eu aceitar ficar fidelizado (adoro esta palavra) ao Sapo durante 12 meses, só para que me instalassem o ADSL... a PT foi-me sempre presentiando com uma cartas-tipo dizendo que a linha não tinha qualidade, que estava numa central remota, que o sistema não permitia e tal...

Pelo que desisti da linha da PT.

Não quero. Vou para o serviço telefónico da TV Cabo (e notem que isto foi antes do filme publicitário das 3 amigas em trajos menores a cantaram docemente trim trim.... trim trim... trim trim... Agora a sério... nem sequer gosto do anúncio.) e foi assim o meu divórcio com a PT...

Mal eu sabia...

Para abreviar, deixem-se só dizer que o serviço telefónico da TV Cabo permite ligar o modem à rede de tomadas que todos temos em casa e assim ligar vários telefones e aparelhos de fax onde houver uma tomada perfeitamente normal. Mas... é preciso que não exista uma linha telefónica instalada.

Pois bem... ao fim de uns meses de ter cancelado o serviço da PT, liguei um telefone à tomada e verifiquei que o mesmo "não tugia nem mugia". Fantástico! LIVRE!!!!

Eis senão que, quando instalei o modem da TV Cabo para o serviço telefónico fiquei com um "beep" digital estranho em todos os telefones...

Fui-me queixando diariamente até que um operador da TV Cabo mais iluminado diagnosticou:

"Isso é corrente eléctrica que o Senhor tem praí na linha de cobre."

Mais tarde voltaram a ligar-me da TV Cabo e perguntaram se eu não teria a linha da PT ainda instalada.

Disse que não... Eu até tinha testado e tudo...

Mas depois de um dia ou dois, achei estranho e decidi desligar o modem da TV Cabo e ligar um telefone directamente a uma tomada, sem mais....
~
"Timmmmmmm".... Poças!!! Atão??? Tenho a instalação possuída por uma linha da PT, cum carago!!! Ele há coisas do demo

Lá avisei a TV Cabo do facto bizarro e fiquei de lidar com a PT... huhhh que medo!!!

Com a PT tive o seguinte diálogo:

Eu - "Boa noite. Queria reportar uma avaria no meu telefone."

PT - "Qual é o número?"

Eu - "É o 219XXXXXX"

PT - "Mas esse número está desactivado desde Fevereiro"

Eu - "Pois... é essa a avaria. É que eu estou a ligar-lhe dessa mesma linha."

PT - "Mas esse número já está atribuído a outro operador."

Eu - "Lá isso não sei e não tenho nada a ver com isso. O que é facto é que quando ligo um telefone a uma tomada consigo ligar para o apoio a clientes da PT e para as avarias, como estou a ligar agora. Não consigo fazer chamadas cobráveis, nem consigo receber chamadas, mas lá que tenho linha, tenho."

PT - "Um momento por favor."

...

...

...

PT - "Lamento, mas não podemos ajudá-lo porque esse número já não é nosso."

Eu (algo irritado) - "Ouça! Acha normal que eu, tendo cancelado a linha, tenha sinal de marcar quando ligo um telefone à tomada? Tanto mais que isso me está a impedir de ter acesso a um serviço telefónico da TV Cabo e que estou a pagar?"

PT - "Um momento por favor".

...

...

...

PT - "Vamos passar a um atendimento especializado. Posso ser útil em mais alguma coisa?"

E eu pensei: Mas esta jovem já me foi útil em alguma coisa, para se achar com legitimidade para fazer esta pergunta???? - e disse: "Não."


PT Especializada - "Boa noite. Entendo que tem sinal de marcar nas tomadas em casa e que isso está a interferir com a TV Cabo"

Eu - "Bom... com a TV Cabo propriamente não, mas interfere com o serviço telefónico da TV Cabo"

PT Especializada - "Mas o serviço telefónico da TV Cabo vem por um cabo digital. Não tem nada a ver com a rede telefónica"

Eu - "Não é bem assim. Pode ter um só telefone ligado directamente ao modem, mas também pode ligar o modem à rede RITA interna, em casa, para poder ter telefone em todas as tomadas, em todas as divisões onde existirem tomadas".

PT Especializada - "Ah!!! Não sabia."

Eu - "Pois... basta ir ao site que está lá. A culpa não é sua de trabalhar no mesmo grupo de empresas e não lhe darem formação para poder perceber exactamente que serviços andam todos a vender... mas enfim... a título pessoal fica o conselho de se informar melhor."

PT Especializada - "Isso é numa caixinha que tem aí no prédio, mas eu vou reportar a situação e será contactado"


Depois disto eu desatei a abrir as caixas técnicas todas de minha casa... menos uma que já sei ser da TV Cabo.

Atenção que eu não percebo assim tanto de electricidade e tal...

Abri uma caixa com uns fios amarelho e ver, castanho, preto e azul... hum... pareceram-me uns que já tinho visto quando andei a instalar um candeeiro na casa de banho...

Isto deve ser electricidade, pensei...

Abri depois uma outra que tinha uma pequena placa de circuitos... Pensei: Isto deve ser do som ambiente da casa... tem aspecto de coisa computadorizada...

E ainda fui à escada abrir mais uma caixa, mas também parecia electricidade e decidi que ainda quero viver mais uns anos e parei.

Hoje mesmo fui contactado por um técnico da PT... e este Senhor merece mesmo que lhe chame técnico da PT.

Pois bem... Então o que se passa?

As mentes brilhantes da PT cancelam informaticamente a linha, mas deixam ainda o sinal activo para o caso de os clientes querem voltar a activar a mesma, sendo assim muito mais rápido.

MAS ALGUÉM QUER VOLTAR PARA A PT DEPOIS DE DESISTIR???

ESTÁ TUDO LOUCO OU QUÊ????

Como já ouvi dizer, a PT entende que a TV Cabo é concorrência (!!!... se não tens inimigos à altura, inventa-os!!!) e como a PT não parece querer facilitar a vida à concorrência, vai de manter as linhas ocupadas com o seu sinal qué'pró serviço da TV Cabo só dar problemas.

Será isso???

Diz-me então o Senhor Técnico que a rede de minha casa é minha propriedade e a PT não pode mexer. Tenho de ser eu a desligar ou um electricista que eu contratar, ou um técnico da TV Cabo.

Eu até aceitei isto a bem... e até pensei: Epá... o sistema às vezes até funciona!

Mas pensem um pouco nisto!!!

A PT entende deixar um sinal na minha linha telefónica e eu é que tenho de desligar os fios para que isso não aconteça? Porque é uma nova política da PT facilitar que os clientes voltem...

E quem lhes deu autorização - já que a rede é minha - para deixar lá o sinal?

Em suma, quem quiser desistir da linha da PT para instalar o serviço telefónico da TV Cabo, ou percebe alguma coisa de electricidade ou vai mesmo ter de pagar a alguém (electricista ou técnico da TV Cabo) para retirar aquilo que a PT lá colocou.

Reparem no seguinte. A PT não cobra para desinstalar o serviço e por isso, deveria retirar o sinal de borla.

Mas a TV Cabo cobra para instalar e, se não fosse este "pormenor" do sinal estar nas tomadas, qualquer pessoa sozinha - E SEM PAGAR À TV CABO - consegue instalar o serviço telefónico. É fácil e o manual é claro (nisso há que dar os parabéns à TV Cabo).

Portanto, a PT (sejam em forma de Portugal Telecom, seja no papel de TV Cabo) está sempre a ganhar.

Mentes brilhantes, realmente.

Sem comentários: