domingo, 20 de maio de 2007

Transtejo e Soflusa a meter água?




Nos meses de Abril e Maio dei por mim a passear de cacilheiro e a tomar contacto com a fantástica nova estação fluvial do Cais do Sodré, não sem antes ter de esbarrar com um grave problema que parece afectar a Transtejo e a Soflusa....
FALTA DE INFORMAÇÃO AOS UTENTES

É que neste país, só sabe o horário dos transportes públicos quem anda neles todos os dias... Quem quer saber, vê-se em apuros!

Mas isto é algo que, infelizmente, todos sabem...

O problema é a que Transtejo e a Soflusa - não percebo a razão de ser desta gestão bicéfala (pelo menos o logótipo não é uma águia) mas também não me pareceu importante investigar... se é para apontar o dedo, levam todos pela mesma medida - levam a falta de informação aos seus utentes àquilo que só se pode qualificar como um absurdo.

Deitem, por favor, o olho por uns instantes ao site da Transtejo antes de ler o resto do texto.

Viram??? Ele é Active Desktops com o horário dos barcos... software com despertadores... etc.

Fantástico... nunca vi outra empresa de transportes públicos preocupar-se tanto com o facto de as pessoas necessitarem de saber os horários!!!

SERÁ MESMO???

Pois bem... nas minhas viagens para o Montijo tive as seguintes experiências:

Abril

Chego esbaforido ao Terreiro do Paço.

Entro para comprar bilhete para o Seixalinho (cais do Montijo).

"Ohhh Isso já não é aqui... Isso agora é no Cais do Sodré"

Simpático não é?

Só quem anda de barco todos os dias é que tem de saber... os outros não interessam... Certo?

Desisti.


Ainda Abril

Agora já mais sabedor, chego à estação fluvial do Cais do Sodré para apanhar o barco para o Montijo.

Penso de mim para mim que será avisado pedir um horário, desses em papel muito bem dobradinho que cabe na carteira, para saber quando parte o último barco do Montijo para Lisboa e não ficar apeado.

"Horários não temos".

E penso... Haverá alguma razão para que em Portugal se inaugurem as coisas sempre antes de estarem prontas?

É que o gabinete de Apoio ao Cliente estava neste estado - fechado e com lixo de obras:



Notei ainda que a fantástica nova estação fluvial do Cais do Sodré havia sido brilhantemente desenhada certamente, e com o devido respeito, por um arquitecto de currais de gado.

Não conheço o Mestre, mas daqui vai a minha vénia pela sábia adaptação de um curral, ou quiçá um matadouro de vacas, a uma estação fluvial. Magistral!!!

Mas, para quem não conhece esta estação, não podia deixar de a descrever:

A partir do momento em que se cruzam as cancelas temos acesso a uma "simpática" sala exígua sem WC, sem água e sem comida.

Ahh e claro... ficamos, naturalmente, impedidos de fazer o caminho inverso caso tenhamos um bilhete e não um passe.

E ainda temos vista para o café, que é para aguçar a sede e fome, de água e comida a que ficamos sem acesso. Bem pensado!

Não percebo nada de arquitectura, mas assim à primeira vista, parece-me, de facto, muito bem planeado.

Fiquem com a imagem que os utentes (no fundo, o gado) têm dentro deste magnífico estábulo:




Maio

Pois é... devo ser masoquista, porque lá voltei à mesma estação fluvial...

Estava já na rua, mas quis saber o horário dos barcos.
Depois de muito penar no 1820 (dava 20 posts o que uma pessoa sofre no novo 118) lá me deram o número das informações da Soflusa:

808 20 30 50

Se forem ao site, vão ver que está lá bem visível.

Atende-me uma senhora e digo:

Eu - "Boa tarde. É da linha de informações da Soflusa?"

Ela - "Sim".

Eu - "Queria saber a que horas parte o próximo barco para o Montijo"

Ela - "Não sei. Não tenho aqui os horários. Nós aqui não temos os horários."

Neste momento deixo o meu cérebro navegar um pouco, fantasiando nas inúmeras coisas que alguém pode ter interesse em perguntar a uma linha de informações sobre barcos para além do horário dos mesmos.... ahhh... hum.... sou um pássaro e boava boava....

Eu - "Ah! E então para onde posso ligar para saber os horários?"

Ela - "Vai ter de ligar mesmo para a estação dos barcos... ou a do Cais do Sodré ou a do Montijo."
Eu - "Ok. Então dê-me por favor o número da estação do Cais do Sodré."

Ela - "Espere um pouco... Não tenho!"

Eu - "!!!!!!!! E a do Montijo"

Ela - "Não... também não tenho... Nós aqui não temos os números de telefone das estações."

Eu - "Então obrigado"

E neste momento, queria mesmo dizer "Obrigado por nada", mas contive-me... sei lá porquê.

Voltei ao 1820 e descobri o número da estação do Cais do Sodré:

Eu - "Boa tarde. É a linha de informações da estação do Cais do Sodré da Transtejo?"

Ele - "Não. Eu sou o controlador do tráfego dos barcos"

E pensei... bem, se este senhor não sabe, ninguém sabe... mas será que me vai dizer??? É que estamos em Portugal, por isso, certamente ele vai dizer que tenho de ligar para a linha de informações.... Vou tentar!

Eu - "Ahhhh é que eu queria saber o horário dos barcos para o Montijo."

Ele - "Qual horário?"

Eu - "O próximo... pode ser o próximo!"

Ele - "17h30m"

FANTÁSTICO!!!! CONSEGUI!!!!

Quando cheguei à estação pensei que, certamente ao fim de não-sei-quantos meses desde a inauguração já teriam produzido a "porcaria" dos horáriozitos de bolso....

Não.

"Não temos horários" diz a funcionária da TT/Soflusa.

Agradeci. Também não sei bem porquê.

Mas consegui chegar ao Montijo.

E pensei... Será que os horários se esgotaram no Cais do Sodré, porque passa lá muita gente?

Ahhhh Então aqui no Montijo deve haver.

Eu - "Boa noite. Queria um horário."

Ele - "Epá... Não temos. Está ali afixado na parede."

Ainda pensei em fotografar o horário, imprimir em formato de carteira e guardar.... mas estaria a ser mais absurdo do que os procedimentos da própria TT/Soflusa.

Sempre posso, para a próxima, instalar o Active Desktop disponível no site da Transtejo, trazer o meu portátil, a placa 3G, e pronto... fico a saber os horários onde quer que esteja.

Agora a sério... será pedir muito à Transtejo que siga o exemplo da Rodoviária de Lisboa, da CP e da Rede-Expressos???

Estas empresas põe a tecnologia ao serviço dos utentes (horários e compra de bilhetes online, compra de bilhetes por telemóvel, selecção de lugares online, etc.), mas não esquecem o básico: informação onde ela é mais precisa - nas estações ou numa linha telefónica minimamente prestável.

Pensem lá um pouco nisso e deixem de meter água!

Sem comentários: