
Nos meses de Abril e Maio dei por mim a passear de cacilheiro e a tomar contacto com a fantástica nova estação fluvial do Cais do Sodré, não sem antes ter de esbarrar com um grave problema que parece afectar a Transtejo e a Soflusa....
FALTA DE INFORMAÇÃO AOS UTENTES
É que neste país, só sabe o horário dos transportes públicos quem anda neles todos os dias... Quem quer saber, vê-se em apuros!
Mas isto é algo que, infelizmente, todos sabem...
O problema é a que Transtejo e a Soflusa - não percebo a razão de ser desta gestão bicéfala (pelo menos o logótipo não é uma águia) mas também não me pareceu importante investigar... se é para apontar o dedo, levam todos pela mesma medida - levam a falta de informação aos seus utentes àquilo que só se pode qualificar como um absurdo.
Deitem, por favor, o olho por uns instantes ao site da Transtejo antes de ler o resto do texto.
Viram??? Ele é Active Desktops com o horário dos barcos... software com despertadores... etc.
Fantástico... nunca vi outra empresa de transportes públicos preocupar-se tanto com o facto de as pessoas necessitarem de saber os horários!!!
SERÁ MESMO???
Pois bem... nas minhas viagens para o Montijo tive as seguintes experiências:
Abril
Chego esbaforido ao Terreiro do Paço.
Entro para comprar bilhete para o Seixalinho (cais do Montijo).
"Ohhh Isso já não é aqui... Isso agora é no Cais do Sodré"
Simpático não é?
Só quem anda de barco todos os dias é que tem de saber... os outros não interessam... Certo?
Desisti.
Ainda Abril
Agora já mais sabedor, chego à estação fluvial do Cais do Sodré para apanhar o barco para o Montijo.
Penso de mim para mim que será avisado pedir um horário, desses em papel muito bem dobradinho que cabe na carteira, para saber quando parte o último barco do Montijo para Lisboa e não ficar apeado.
"Horários não temos".
E penso... Haverá alguma razão para que em Portugal se inaugurem as coisas sempre antes de estarem prontas?
É que o gabinete de Apoio ao Cliente estava neste estado - fechado e com lixo de obras:

Notei ainda que a fantástica nova estação fluvial do Cais do Sodré havia sido brilhantemente desenhada certamente, e com o devido respeito, por um arquitecto de currais de gado.
Não conheço o Mestre, mas daqui vai a minha vénia pela sábia adaptação de um curral, ou quiçá um matadouro de vacas, a uma estação fluvial. Magistral!!!
Mas, para quem não conhece esta estação, não podia deixar de a descrever:
A partir do momento em que se cruzam as cancelas temos acesso a uma "simpática" sala exígua sem WC, sem água e sem comida.
Ahh e claro... ficamos, naturalmente, impedidos de fazer o caminho inverso caso tenhamos um bilhete e não um passe.
E ainda temos vista para o café, que é para aguçar a sede e fome, de água e comida a que ficamos sem acesso. Bem pensado!
Não percebo nada de arquitectura, mas assim à primeira vista, parece-me, de facto, muito bem planeado.
Fiquem com a imagem que os utentes (no fundo, o gado) têm dentro deste magnífico estábulo:

Maio
Pois é... devo ser masoquista, porque lá voltei à mesma estação fluvial...
Estava já na rua, mas quis saber o horário dos barcos.
É que neste país, só sabe o horário dos transportes públicos quem anda neles todos os dias... Quem quer saber, vê-se em apuros!
Mas isto é algo que, infelizmente, todos sabem...
O problema é a que Transtejo e a Soflusa - não percebo a razão de ser desta gestão bicéfala (pelo menos o logótipo não é uma águia) mas também não me pareceu importante investigar... se é para apontar o dedo, levam todos pela mesma medida - levam a falta de informação aos seus utentes àquilo que só se pode qualificar como um absurdo.
Deitem, por favor, o olho por uns instantes ao site da Transtejo antes de ler o resto do texto.
Viram??? Ele é Active Desktops com o horário dos barcos... software com despertadores... etc.
Fantástico... nunca vi outra empresa de transportes públicos preocupar-se tanto com o facto de as pessoas necessitarem de saber os horários!!!
SERÁ MESMO???
Pois bem... nas minhas viagens para o Montijo tive as seguintes experiências:
Abril
Chego esbaforido ao Terreiro do Paço.
Entro para comprar bilhete para o Seixalinho (cais do Montijo).
"Ohhh Isso já não é aqui... Isso agora é no Cais do Sodré"
Simpático não é?
Só quem anda de barco todos os dias é que tem de saber... os outros não interessam... Certo?
Desisti.
Ainda Abril
Agora já mais sabedor, chego à estação fluvial do Cais do Sodré para apanhar o barco para o Montijo.
Penso de mim para mim que será avisado pedir um horário, desses em papel muito bem dobradinho que cabe na carteira, para saber quando parte o último barco do Montijo para Lisboa e não ficar apeado.
"Horários não temos".
E penso... Haverá alguma razão para que em Portugal se inaugurem as coisas sempre antes de estarem prontas?
É que o gabinete de Apoio ao Cliente estava neste estado - fechado e com lixo de obras:
Notei ainda que a fantástica nova estação fluvial do Cais do Sodré havia sido brilhantemente desenhada certamente, e com o devido respeito, por um arquitecto de currais de gado.
Não conheço o Mestre, mas daqui vai a minha vénia pela sábia adaptação de um curral, ou quiçá um matadouro de vacas, a uma estação fluvial. Magistral!!!
Mas, para quem não conhece esta estação, não podia deixar de a descrever:
A partir do momento em que se cruzam as cancelas temos acesso a uma "simpática" sala exígua sem WC, sem água e sem comida.
Ahh e claro... ficamos, naturalmente, impedidos de fazer o caminho inverso caso tenhamos um bilhete e não um passe.
E ainda temos vista para o café, que é para aguçar a sede e fome, de água e comida a que ficamos sem acesso. Bem pensado!
Não percebo nada de arquitectura, mas assim à primeira vista, parece-me, de facto, muito bem planeado.
Fiquem com a imagem que os utentes (no fundo, o gado) têm dentro deste magnífico estábulo:

Maio
Pois é... devo ser masoquista, porque lá voltei à mesma estação fluvial...
Estava já na rua, mas quis saber o horário dos barcos.
Depois de muito penar no 1820 (dava 20 posts o que uma pessoa sofre no novo 118) lá me deram o número das informações da Soflusa:
808 20 30 50
Se forem ao site, vão ver que está lá bem visível.
Atende-me uma senhora e digo:
Eu - "Boa tarde. É da linha de informações da Soflusa?"
Ela - "Sim".
Eu - "Queria saber a que horas parte o próximo barco para o Montijo"
Ela - "Não sei. Não tenho aqui os horários. Nós aqui não temos os horários."
Neste momento deixo o meu cérebro navegar um pouco, fantasiando nas inúmeras coisas que alguém pode ter interesse em perguntar a uma linha de informações sobre barcos para além do horário dos mesmos.... ahhh... hum.... sou um pássaro e boava boava....
Eu - "Ah! E então para onde posso ligar para saber os horários?"
Ela - "Vai ter de ligar mesmo para a estação dos barcos... ou a do Cais do Sodré ou a do Montijo."
Eu - "Ok. Então dê-me por favor o número da estação do Cais do Sodré."
Ela - "Espere um pouco... Não tenho!"
Eu - "!!!!!!!! E a do Montijo"
Ela - "Não... também não tenho... Nós aqui não temos os números de telefone das estações."
Eu - "Então obrigado"
E neste momento, queria mesmo dizer "Obrigado por nada", mas contive-me... sei lá porquê.
Voltei ao 1820 e descobri o número da estação do Cais do Sodré:
Eu - "Boa tarde. É a linha de informações da estação do Cais do Sodré da Transtejo?"
Ele - "Não. Eu sou o controlador do tráfego dos barcos"
E pensei... bem, se este senhor não sabe, ninguém sabe... mas será que me vai dizer??? É que estamos em Portugal, por isso, certamente ele vai dizer que tenho de ligar para a linha de informações.... Vou tentar!
Eu - "Ahhhh é que eu queria saber o horário dos barcos para o Montijo."
Ele - "Qual horário?"
Eu - "O próximo... pode ser o próximo!"
Ele - "17h30m"
FANTÁSTICO!!!! CONSEGUI!!!!
Quando cheguei à estação pensei que, certamente ao fim de não-sei-quantos meses desde a inauguração já teriam produzido a "porcaria" dos horáriozitos de bolso....
Não.
"Não temos horários" diz a funcionária da TT/Soflusa.
Agradeci. Também não sei bem porquê.
Mas consegui chegar ao Montijo.
E pensei... Será que os horários se esgotaram no Cais do Sodré, porque passa lá muita gente?
Ahhhh Então aqui no Montijo deve haver.
Eu - "Boa noite. Queria um horário."
Ele - "Epá... Não temos. Está ali afixado na parede."
Ainda pensei em fotografar o horário, imprimir em formato de carteira e guardar.... mas estaria a ser mais absurdo do que os procedimentos da própria TT/Soflusa.
Sempre posso, para a próxima, instalar o Active Desktop disponível no site da Transtejo, trazer o meu portátil, a placa 3G, e pronto... fico a saber os horários onde quer que esteja.
Agora a sério... será pedir muito à Transtejo que siga o exemplo da Rodoviária de Lisboa, da CP e da Rede-Expressos???
Estas empresas põe a tecnologia ao serviço dos utentes (horários e compra de bilhetes online, compra de bilhetes por telemóvel, selecção de lugares online, etc.), mas não esquecem o básico: informação onde ela é mais precisa - nas estações ou numa linha telefónica minimamente prestável.
Pensem lá um pouco nisso e deixem de meter água!
808 20 30 50
Se forem ao site, vão ver que está lá bem visível.
Atende-me uma senhora e digo:
Eu - "Boa tarde. É da linha de informações da Soflusa?"
Ela - "Sim".
Eu - "Queria saber a que horas parte o próximo barco para o Montijo"
Ela - "Não sei. Não tenho aqui os horários. Nós aqui não temos os horários."
Neste momento deixo o meu cérebro navegar um pouco, fantasiando nas inúmeras coisas que alguém pode ter interesse em perguntar a uma linha de informações sobre barcos para além do horário dos mesmos.... ahhh... hum.... sou um pássaro e boava boava....
Eu - "Ah! E então para onde posso ligar para saber os horários?"
Ela - "Vai ter de ligar mesmo para a estação dos barcos... ou a do Cais do Sodré ou a do Montijo."
Eu - "Ok. Então dê-me por favor o número da estação do Cais do Sodré."
Ela - "Espere um pouco... Não tenho!"
Eu - "!!!!!!!! E a do Montijo"
Ela - "Não... também não tenho... Nós aqui não temos os números de telefone das estações."
Eu - "Então obrigado"
E neste momento, queria mesmo dizer "Obrigado por nada", mas contive-me... sei lá porquê.
Voltei ao 1820 e descobri o número da estação do Cais do Sodré:
Eu - "Boa tarde. É a linha de informações da estação do Cais do Sodré da Transtejo?"
Ele - "Não. Eu sou o controlador do tráfego dos barcos"
E pensei... bem, se este senhor não sabe, ninguém sabe... mas será que me vai dizer??? É que estamos em Portugal, por isso, certamente ele vai dizer que tenho de ligar para a linha de informações.... Vou tentar!
Eu - "Ahhhh é que eu queria saber o horário dos barcos para o Montijo."
Ele - "Qual horário?"
Eu - "O próximo... pode ser o próximo!"
Ele - "17h30m"
FANTÁSTICO!!!! CONSEGUI!!!!
Quando cheguei à estação pensei que, certamente ao fim de não-sei-quantos meses desde a inauguração já teriam produzido a "porcaria" dos horáriozitos de bolso....
Não.
"Não temos horários" diz a funcionária da TT/Soflusa.
Agradeci. Também não sei bem porquê.
Mas consegui chegar ao Montijo.
E pensei... Será que os horários se esgotaram no Cais do Sodré, porque passa lá muita gente?
Ahhhh Então aqui no Montijo deve haver.
Eu - "Boa noite. Queria um horário."
Ele - "Epá... Não temos. Está ali afixado na parede."
Ainda pensei em fotografar o horário, imprimir em formato de carteira e guardar.... mas estaria a ser mais absurdo do que os procedimentos da própria TT/Soflusa.
Sempre posso, para a próxima, instalar o Active Desktop disponível no site da Transtejo, trazer o meu portátil, a placa 3G, e pronto... fico a saber os horários onde quer que esteja.
Agora a sério... será pedir muito à Transtejo que siga o exemplo da Rodoviária de Lisboa, da CP e da Rede-Expressos???
Estas empresas põe a tecnologia ao serviço dos utentes (horários e compra de bilhetes online, compra de bilhetes por telemóvel, selecção de lugares online, etc.), mas não esquecem o básico: informação onde ela é mais precisa - nas estações ou numa linha telefónica minimamente prestável.
Pensem lá um pouco nisso e deixem de meter água!
Sem comentários:
Enviar um comentário