sexta-feira, 5 de setembro de 2008

O Metro até podia ser de graça...


Eu sei que tenho uma certa "fixação" com o Metro de Lisboa... não precisam de me alertar para tal... Já ando a tomar uns comprimidos para a coisa... mas, bolas... há meses que penso nisto... se o Metropolitano de Lisboa quisesse, ninguém tinha de pagar passe, ou então o passe mensal custaria uns € 2 ou € 5.

Como?

PUBLICIDADE

Exactamente. Publicidade.

Alguns lugares comuns: A Publicidade gera milhões. As empresas gastam milhões em Publicidade. A Publicidade está em todo o lado.

Ninguém duvida disto, pois não? Então vamos dar como adquirido...

Entendo que as estações de Metro poderiam ser muito mais rentabilizadas do que já são.

Conhecem o Metro de Paris? De Barcelona? De Londres? Então sabem de que estou a falar.

As nossas paragens de Metro têm metros e mais metros de paredes desnudas. Estive ontem na do Terreiro do Paço e é um exemplo GRITANTE disso mesmo.

É uma estação gigante e grotesca. Apenas com um painel colorido ao fundo do nível superior.

Deveria haver muito mais espaço para venda de publicidade.

É claro que a publicidade das gares propriamente ditas tem de ser mais cara do que as dos túneis de acesso porque são vistas de dentro do comboio, pelos passageiros, independentemente de saírem ou não nessas paragens, contudo, existirão com certeza gares do Metro que têm uma afluência diária de pessoas a rondar os vários milhões, e esses passam pelos diversos túneis.

Já pensaram porque razão existe jornais gratuitos? E porque são gratuitos? E onde são distribuídos? Pois é... nos transportes públicos, principalmente nos Metropolitanos de Lisboa e Porto.

E só vos peço que pensem nisto: A Google, uma das maiores empresas do MUNDO, vende o quê?

E-mail? Um motor de busca? A possibilidade de utilizar um processador de texto, uma folha de Excel, um Calendário online? Um espaço para colocar fotografias de forma organizada? Um espaço para colocar videos? Mapas do mundo inteiro com vistas em 3D?

Não. A Google dá tudo isso de graça.

E porquê?

Porque é tudo pago com a publicidade que vende.

Quanto mais pessoas utilizarem os serviços gratuitos da Google, maior público-alvo têm para direccionar publicidade, e mais cara se torna a mesma, subindo, naturalmente, também a procura dos anunciantes.

Já repararam que os jornais gratuitos passaram a ter as capas patrocinadas por campanhas publicitárias?

A publicidade nos jornais gratuitos chega rápido, barato e a muita gente.
A publicidade no Metro também poderia chegar...

E todos poderíamos pagar menos para andar de Metro.

E talvez houvesse dinheiro para lavarem a urina da gare do Marquês de Pombal que uma pedinte habitualmente se entretém a fazer escorrer pelas escadas abaixo do acesso à linha amarela em direcção a Odivelas.

E talvez houvesse dinheiro para lavar convenientemente o elevador de acesso à superfície da estação do Marquês de Pombal para que não cheire a excrementos humanos.

Talvez...

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