domingo, 28 de janeiro de 2007

Neurose de Renda ou apenas exigir o mínimo respeito?

Hoje, uma das principais empresas de entrega de pizzas ao domicílio, perdeu um cliente: Eu.

Chamem-lhe neurose de renda ou não (Alves da Silva: esta é para ti) mas eu entendo que os consumidores devem começar a exigir respeito para que as empresas realmente os respeitem.

Aqui há dias encomendei uma pizza e faltava um ingrediente. Telefonei a reclamar e as duas opções que me deram foram: a) fazemos uma nova pizza e vamos aí substituir; b) fica com um crédito de um ingrediente e num próximo pedido é incluído de graça.

Como já era algo tarde para almoçar, optei pela solução b), mas tive o cuidado de perguntar: "Mas como é que vão saber que eu tenho um crédito de um ingrediente numa próxima vez que telefonar a fazer um pedido?"

Resposta: "Vou colocar aqui no sistema".... (ahhhhh, o sistema)

Pois hoje telefonei para a tal empresa e preparava-me para fazer um pedido. Transmiti à jovem que me atendeu que teria um ingrediente a haver.

Resposta: "Não tenho aqui nada no sistema."

Eu: "Pois... já estava à espera. Eu bem perguntei logo à sua colega como é que iria registar o meu crédito... Ela disse que colocaria no sistema"

Resposta: "Pois, mas aqui não tenho nada."

Eu: "E então?"

Resposta: "Talvez a minha colega se tenha esquecido. Sabe o nome dela?"

Eu: "Não. Não pensei que fosse necessário ficar com a identificação da sua colega".

Resposta: "Pois. É que eu não tenho nada no sistema"

Eu: "Então chame-me o gerente, por favor."

Resposta: "Não está. Eu sou a responsável."

Eu: "Bom, está claro que vocês trabalham mal. Primeiro esquecem um ingrediente e depois nem sequer registaram o crédito. Perderam um cliente. Há mais empresas de pizza por telefone aqui no Concelho."

Resposta: "Ahh não diga isso. Eu não disse que não dava o ingrediente"

Nesta altura, esta afirmação já me pareceu extremamente tardia. Afinal de contas, o cliente não tem sempre razão? Parece que não. Especialmente quando o sistema contraria o cliente.

É a palavra do sistema contra a do cliente e, naturalmente, o sistema ganha.
A empresa de pizzas é que perde: clientes.

2 comentários:

Yasmin disse...

Muito gostaria eu de saber se era a Hut, a que ficou Na Brasa, ou outra... ;D

Paulo Sampaio Neves disse...

Isso agora... Há também a Grill e a Angelus, mas não te digo nem por Tele fone.